Por que ficamos com o intestino solto antes de eventos importantes?
- admdrdanieldecasti
- 6 de nov.
- 1 min de leitura

Você já percebeu que, antes de uma apresentação, prova ou entrevista, o intestino parece “acelerar”? Esse fenômeno tem uma explicação científica e mostra como corpo e mente estão diretamente conectados.
Em situações de estresse, o cérebro libera hormônios como adrenalina e cortisol. Essas substâncias ativam o sistema nervoso autônomo, responsável pelas respostas de “luta ou fuga”. O intestino, que é riquíssimo em terminações nervosas, reage de imediato: a musculatura intestinal se contrai com mais frequência, acelerando o trânsito e provocando vontade de evacuar às vezes de forma súbita.
Além disso, o estresse altera o equilíbrio da microbiota intestinal e reduz o fluxo sanguíneo na região, o que pode causar cólicas, gases e desconforto abdominal. É uma resposta fisiológica, não sinal de doença, mas quando ocorre com frequência ou intensidade, pode indicar uma síndrome do intestino irritável relacionada ao estresse.
Cuidar da saúde emocional também é cuidar do intestino. Técnicas de respiração, boa alimentação e acompanhamento médico ajudam a equilibrar esse eixo cérebro-intestino e evitar desconfortos em momentos de tensão.
Agende sua consulta.
-
Dr. Daniel De Castilho
CRM 130.308 │ RQE 86384






Comentários