
Fístula anal
Uma fístula é uma conexão anormal entre duas estruturas do corpo que normalmente não deveriam estar conectadas. As fístulas podem se desenvolver em várias partes do corpo, como na região anal, entre o intestino e a bexiga, entre o intestino e a pele ou entre o intestino e o útero.
No caso da fístula anal, por exemplo, ela ocorre quando um abscesso (uma bolsa de pus) próximo ao ânus se abre e forma um canal anormal que conecta o abscesso à pele ao redor do ânus ou ao reto. Isso pode causar dor, inchaço e a saída de pus ou sangue pelo canal anal.
As fístulas podem ter várias causas, incluindo infecções, doenças inflamatórias intestinais (como a doença de Crohn), lesões, complicações cirúrgicas e outras condições médicas subjacentes.
O tratamento da fístula pode envolver a drenagem do abscesso, o uso de medicamentos para tratar a infecção ou inflamação, ou cirurgia para remover a fístula e restaurar a anatomia normal do corpo. O tratamento depende da localização e gravidade da fístula, bem como da condição de saúde geral do paciente. É importante procurar um médico para diagnosticar e tratar qualquer tipo de fístula.


