Você sabia? As doenças Inflamatórias intestinais nem sempre tem ligação com a intolerância alimentar!
- admdrdanieldecasti
- 12 de jan. de 2024
- 1 min de leitura
Pacientes com doença inflamatória intestinal podem desenvolver reações alérgicas a certos alimentos, mas é crucial compreender que as DII não estão diretamente ligadas às alergias alimentares. Portanto, é possível que alguns pacientes apresentem alergias ou intolerâncias alimentares da mesma forma que pessoas sem a doença.
A confusão muitas vezes surge, pois durante os períodos de atividade da doença, é necessário evitar alimenta flatulentos, ricos em fibras insolúvei gorduras e excesso de açúcares, e, e alguns casos, laticínios.
Para evitar confusões, é fundamental distinguir entre alergia e intolerância alimentar. As alergias alimentares são respostas do sistema imunológico a proteínas específicas presentes em determinados alimentos. Isso ocorre quando o organismo reconhece esses elementos como ameaças e aciona o sistema de defesa
Essas manifestações alérgicas podem ocorrer imediatamente ou ao longo de alguns dias, apresentando sintomas variados, como erupções cutâneas, inchaço nos olhos e boca, vômitos, diarreias e até reações graves que afetam vários órgãos. Alimentos comuns desencadeadores incluem leite, ovo, soja, trigo, amendoins, castanhas, crustáceos e peixes, sinbora outros possam variar de acordo com região e os hábitos alimentares.
Por outro lado, intolerâncias alimentares resultam de reações não imunológicas, podendo decorrer de doenças metabólicas, intoxicações, deficiências enzimáticas ou outras situações relacionadas aos alimentos. Um exemplo é a intolerância à lactose, causada pela deficiência da enzima lactase, responsável pela digestão do açúcar do leite.
Entender essas distinções é fundamental para uma abordagem eficaz na dieta e na saúde de quem enfrenta doença inflamatória intestinal.
Fonte: Sociedade Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn
Dr. Daniel De Castilho
CRM 130.308 │ RQE 86384
Para agendamentos clique aqui!







Comentários