Vamos falar sobre o Papiloma Vírus Humano (HPV)?
- admdrdanieldecasti
- 23 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
O Papiloma Vírus Humano (HPV) é um vírus capaz de provocar lesões na pele e mucosas,
sendo essas infecções frequentes e quase sempre regridem naturalmente. Existem mais de. 150 tipos conhecidos desse vírus, sendo a maioria inofensiva. No entanto, especificamente dois deles: TIPO 16 e TIPO 18 estão associados ao surgimento de câncer de colo de útero, vagina, vulva, pênis ânus e orofaringe.
A transmissão do HPV ocorre por via sexual e pode acontecer mesmo sem penetração. Estima-se que haja entre 9 e 10 milhões de pessoas infectadas pelo HPV no Brasil e que surjam 700 mil novos casos de infecção por ano. Ainfecção pelo HPV ocorre quando há microlesão nas células basais do epitélio escamoso no colo do útero. O vírus penetra na célula do hospedeiro, liberando seu DNA, replicando-se e podendo permanecer em estado latente por vários anos, sem provocar manifestações clínicas ou subclínicas.
Desenvolvem-se com tamanho variado e aspecto de couve-flor, sendo que, em mulheres, podem ser incontradas no colo do útero, vagina, vulva, região, É nano perianal e ânus. Em homens acometem o pênis, bolsa escrotal, região pubiana, perianal e ânus. Ainda há o risco de essas lesões surgirem na boca e na garganta em ambos os sexos. Sabe-se que o exame citopatológico, é aplicado como meio mais adequado, simples e barato para o rastreamento do câncer.
Quem deve tomar a vacina?
A vacinaé indicada para meninas e mulheres de 9 a 26 anos de idade e meninos de 9 a 14 anos;
A imunização deve acontecer, preferencialmente, entre 9 e 14 anos, quando é mais eficaz segundoo Ministério da Saúde;
Homens e mulheres imunossuprimidos de 9 a 45 anos;
Homens e mulheres com câncer de 9 a 45 anos.
Quantas doses são necessárias?
A orientação é que a vacina seja aplicada em três doses:
1º dose
2º dose: dois meses após a primeira
3º dose: seis meses após a primeira
A vacina contra o vírus HPV recombinante deve ser administrada por suspensão injetável.
Observação: O Programa Nacional de Imunizações (PNI), por meio da NT 41/2024, recomenda dose única para meninos e meninas de 9 a 14 anos e três doses para imunodeprimidos e vítimas de violência sexual.
A vacina do Instituto Butantan é quadrivalente e protege contra o HPV de baixo risco tipos 6 e 11, que causam verrugas anogenitais, e de alto risco tipos 16 e 18, que causam câncer de colo uterino, de pênis, anal e oral.
Fontes: Human Papillomavirus infection evaluation in eytopathological exams







Comentários