Quais medicamentos podem facilitar o surgimento das Doenças Inflamatórias (DII)?
- admdrdanieldecasti
- 23 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
Você sabe quais medicamentos podem facilitar o surgimento das DII?
Antibióticos:
De maneira geral, quatro principais espécies colonizam o trato gastrointestinal humano: Bacteroidetes, Firmicutes, Proteobacteria e Actinobacteria, sendo que a maioria da composição bacteriana intestinal considerada saudável! é representada por Bacteroidetes e Firmicutes. O uso de antibióticos, principalmente nos primeiros anos de vida, pode alterar a composição da microbiota intestinal comensal tanto a curto quanto a longo prazo, e tais alterações podem ser acompanhadas por supercrescimento de microrganismos potencialmente patogênicos, que podem desencadear processos inflamatórios crônicos no intestino, incluindo as doenças inflamatórias intestinais, em indivíduos suscetíveis.
Isotretinoína:
Utilizada para o tratamento de quadros graves de acne, foi associada ao surgimento de doença inflamatória intestinal (DI), mas esta associação. não se mostrou verdadeira nos estudos posteriores com maior número de indivíduos.
Anti-inflamatórios não hormonais (AINEs):
São muito utilizados para dores articulares, independentemente da administração ser oral ou injetável. Estas dores, inclusive, podem ser manifestações extra intestinais que surgem antes do aparecimento do quadro intestinal (sem diagnóstico no momento). Entretanto, a literatura demonstra que estes medicamentos podem precipitar novos casos de DI! ou mesmo agravar os já existentes.
Anticoncepcionais orais:
Geralmente compostos por estrogênio ou progesterona ou ambos têm sido empregados. Os dados relacionados ao risco de desenvolver doença de Crohn (DC) ou retocolite ulcerativa (RCU) em mulheres que utilizam anticoncepcionais orais e reposição hormonal após menopausa são escassos. Entretanto, parece existir uma associação entre o uso de anticoncepcionais orais o risco de desenvolver DC, assim como o uso de reposição hormonal e o risco para RCU, principalmente se for de longa duração. Este risco reduz com a suspensão destes medicamentos. Os mecanismos ainda são desconhecidos. Não existe uma recomendação específica que contra-indique o uso destes, exceto em mulheres de alto risco para DII, como as predispostas geneticamente e tabagistas.
Etanercepte:
Medicamento utilizado no tratamento de doenças reumáticas, pode induzir o surgimento. da DC e RCU de forma mais frequente que os que não o utilizam, principalmente em indivíduos predispostos geneticamente.
Alguns medicamentos podem gerar, como efeitos colaterais, danos na parede intestinal muito semelhantes aos existentes na RCU ou na DC. Entretanto, na sua maioria, quando suspensos, há uma regressão do quadro Clínico e endoscópico. Entre estes estão o micofenolato mofetil, ipilimumabe, rituximabe, e fosfato de sódio.
Fonte: GEDIIB - Grupo de Estudo da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil







Comentários