top of page

O que pode causar a Síndrome do Intestino Curto? (SIC)

  • admdrdanieldecasti
  • 5 de jul. de 2024
  • 1 min de leitura

Vamos falar sobre a síndrome do intestino curto (SIC)?

ree

A sindrome do intestino curto (SIC) é uma condição clínica caracterizada pela má-absorção intestinal, decorrente da perda da superficie mucosa funcional. Essa perda pode ser causada por ressecção cirúrgica, como na doença de Crohn, fístulas, cirurgia bariátrica ou pela destruição das células mucosas devido a infecção, isquemia, quimio ou radioterapia.


A insuficiência intestinal pode ser resultante de causas anatômicas ou funcionais, afetando o comprimento ou a fisiologia do intestino e levando a dificuldades de absorção. Essas dificuldades podem ser compensadas por um aumento na ingestão alimentar e por adaptações estruturais e metabólicas do intestino.


A falência intestinal ocorre quando o intestino Jm não consegue absorver adequadamente os macronutrientes (carboidratos, lipídeos e proteínas) e micronutrientes (água, eletrólitos, vitaminas e minerais), tornando necessária a dependência da terapia nutricional parenterala (TNP) para manter o equilíbrio nutricional e a saúde geral do paciente.


Assim, SIC, insuficiência e falência intestinais estão interligadas pelos resultados dos eventos fisiopatológicos, metabólicos e clínicos. As principais causas da insuficiência e/ou falência intestinal incluem:


a) Obstrutivas:


•Sem estenose: pseudo-obstrução intestinala e tratada clinicamente;

• Com estenose: tumor, enterite actínica, necessitando tratamento cirúrgico.


b) Má-absorção:


• Fistulas: pós-operatórias específicas;

•Intestino curto: causas como isquemia, doença de Crohn;


Outras: atrofia de vilosidades, síndrome de imunodeficiência adquirida.


Fonte: Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina - Terapia Nutricional na Síndrome do Intestino Curto Insuficiência/Falência Intestinal.

 
 
 

Comentários


bottom of page