O que pode causar a Diverticulite Aguda?
- admdrdanieldecasti
- 19 de jun. de 2024
- 1 min de leitura
A diverticulite aguda é a principal complicação que pode se desenvolver em indivíduos portadores de doenças diverticulares. Ocorre mais frequentemente no segmento do intestino grosso chamado de cólon sigmóide, do lado esquerdo do abdômen.
É mais comum em indivíduos com mais de 40 anos de idade, e sua incidência aumenta com o passar dos anos. A doença está associada à prisão de ventre crônica em pessoas que não se alimentam de maneira adequada, com uma dieta pobre em fibras.
A falta de fibras no intestino é o que faz com que as fezes fiquem desidratadas, prejudicando a evacuação, e o aumento crônico das pressões dentro da luz intestinal pode contribuir para o surgimento de divertículos. Outro fator incriminado é o consumo excessivo de carne vermelha.
Assim sendo, podemos dizer que os fatores alimentares podem favorecer a doença, mas existem outras causas. Sabe-se que a doença diverticular (e também a diverticulite aguda) pode se associar a questões genéticas, pois cerca de 1/3 dos casos ocorrem em famílias em que muitos membros desenvolvem a doença.
E não podemos esquecer que a doença também pode estar associada a sedentarismo, obesidade, tabagismo e ingestão de anti-inflamatórios, opiáceos e corticóides.
Fonte: Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva.







Comentários