Cirurgia de hemorroidas: quando ela é nescessária?
- admdrdanieldecasti
- há 5 dias
- 1 min de leitura

A cirurgia de hemorroidas é indicada quando o tratamento clínico — com mudanças na alimentação, uso de medicamentos e hábitos de higiene — não é suficiente para controlar os sintomas. Também pode ser necessária em casos mais avançados, quando há sangramento frequente, prolapso (quando a hemorroida sai para fora e não retorna espontaneamente), dor intensa, ou trombose hemorroidária recorrente.
Existem diferentes técnicas cirúrgicas, e a escolha depende do tipo e do grau da hemorroida. Apesar de ser uma cirurgia temida por muitos, os avanços nos métodos e na recuperação têm tornado o procedimento cada vez mais seguro e com menos desconforto no pós-operatório.
O mais importante é entender que nem todo caso precisa de cirurgia, mas quando ela é indicada, pode trazer alívio significativo e melhorar muito a qualidade de vida.
Se você convive com hemorroidas que não melhoram com tratamento conservador, converse com seu proctologista. A decisão de operar é sempre individualizada e feita com base em critérios clínicos bem definidos.
-
Dr. Daniel De Castilho
CRM 130.308 │ RQE 86384