Vamos falar sobre a microbiota intestinal?
- admdrdanieldecasti
- 2 de mai. de 2024
- 1 min de leitura
A microbiota do nosso organismo é formada por trilhões de micro-organismos que colonizam várias partes do nosso corpo. O intestino, principalmente o intestino grosso, abriga a maior parte desses germes quando comparado com outros locais como a vagina, boca e pele.
O desenvolvimento da microbiota inicia-se logo ao nascer, e a diversidade da flora intestinal varia com inúmeros fatores ambientais, bem como sua relação principalmente com: células da parede intestinal (enterócitos), células do sistema nervoso entérico (neuropod cells), células do sistema endócrino intestinal (enterocromafins), células do sistema imune inato e adaptativo como neutrófilos, macrófagos, linfócitos, etc., citocinas inflamatórias e reguladoras, metabólitos produzidos pela microbiota e antígenos alimentares.
Este conjunto é chamado de microbioma, tendo funções importantes como favorecer a digestão dos alimentos, induzir a produção de vitaminas e proteger o indivíduo contra microrganismos patogênicos.
Os micro-organismos ingeridos através do consumo de suplementos probióticos ou alimentos contaminados têm ações temporárias e pontuais, de forma positiva ou negativa, respectivamente.
Em metanálise publicada recentemente, há evidência de diferentes perfis de micro-organismos entre pessoas saudáveis e pacientes com DII, com uma diminuição considerável do pool de bactérias Faecalibacterium prausnitzii, embora mais estudos prospectivos sejam necessários.
Fonte: GEDIIB - Grupo de Estudo da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil







Comentários