Vamos falar sobre a hérnia ingual?
- admdrdanieldecasti
- 19 de jun. de 2024
- 1 min de leitura
É chamada de hérnia a saliência de uma víscera ou órgão através de uma abertura na parede abdominal. Ela pode ocorrer em diversas áreas como, por exemplo, no umbigo e na região inguinal.
Em alguns casos, pessoas nascem com um defeito que consiste em uma fraqueza na região inguinal. Isso facilita a saliência das vísceras na parede abdominal. No entanto, algumas condições adquiridas durante a vida também podem enfraquecer a área e permitir o surgimento da hérnia. Tosse crônica, constipação intestinal e dificuldade para urinar, por exemplo, são situações que aumentam a pressão dentro do abdômen e podem levar ao problema.
O principal sinal da presença de hérnia inguinal é que os pacientes conseguem observar uma saliência na região. Ela fica abaixo da pele, mas se torna evidente quando o indivíduo tosse, levanta peso ou faz força. Além disso, muitos ainda sentem desconforto ou dor, que pode ser fraca ou mais intensa.
A hérnia é diagnosticada pelo médico através de um exame da região inguinal em quase todos os casos. Quando isso ocorre, não há necessidade de avaliações complementares. No entanto, em poucos casos, a ultrassonografia e a herniografia podem ser úteis.
Fonte: Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva.







Comentários