Suboclusão intestinal: Você sabe o que é?
- admdrdanieldecasti
- 31 de mai. de 2024
- 1 min de leitura
A saúde do trânsito intestinal depende de um caminho desobstruído que permite a movimentação adequada dos alimentos digeridos, resultando em um processo digestivo eficiente, a absorção de nutrientes essenciais e a eliminação de resíduos desnecessários ao copo.
Entretanto, diversos fatores podem levar à obstrução intestinal, como bridas (membranas ou cordões de tecido cicatricial que, geralmente, se ormam após uma cirurgia ou inflamação abdominal) e aderências, sejam no intestino delgado ou no grosso. A obstrução pode ser total, bloqueando a passagem de fezes e gases, ou parcial, também conhecida como suboclusão intestinal.
Na suboclusão intestinal, a obstrução é incompleta, permitindo, em alguns casos, a eliminação de gases, mas não de fezes. Esta condição ainda é grave e pode causar grande
desconforto e riscos à saúde, levando ao quadro conhecido como abdome agudo.
Os sintomas de uma suboclusão incluem distensão abdominal significativa, diminuição ou perda de apetite, cólicas abdominais fortes, náuseas e vômitos. Embora a obstrução completa muitas vezes requeira intervenção cirúrgica urgente, a suboclusão intestinal, por ser menos severa, pode ser tratada sem cirurgia.
O tratamento para uma obstrução intestinal leve geralmente envolve a administração de líquidos por via intravenosa e a inserção de uma sonda nasogástrica para aliviar a pressão no intestino. Além disso, o paciente deve manter jejum até que a obstrução seja completamente resolvida.
Fonte: Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva.







Comentários