"Posso usar laxante?"
- admdrdanieldecasti
- 5 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
É muito comum as pessoas procurarem, por conta própria, remédios para aliviar incômodos intestinais e prisão de ventre, devido a popularização dos medicamentos.
Os laxantes são medicamentos usados para estimular os movimentos intestinais e facilitar a evacuação. Eles podem ser recomendados por especialistas para tratar alguns problemas, porém, quando o consumo é exagerado, pode ser prejudicial para a saúde.
Veja alguns motivos para parar de usar laxante:
• Pode gerar desequilíbrio eletrolítico;
• Prejudica a absorção de outros medicamentos;
• Agravamento da constipação;
• Pode causar dependência;
• Interferência na absorção de nutrientes.
Há quatro tipos de laxante, que variam de acordo com seu mecanismo de ação: formadores de massa fecal, lubrificantes, osmóticos e estimulantes.
1. Laxantes formadores de massa fecal:
Os laxantes formadores de massa funcionama como acumuladores de líquido no lúmen intestinal, aumentando e amolecendo o volume das fezes. Quando o volume é elevado, há o estímulo dos movimentos peristálticos, que são contrações naturais do intestino que promovem a evacuação.
2. Laxantes emolientes ou lubrificantes:
Os laxantes emolientes ajudam a amolecer as fezes, aumentando a absorção de água pelo intestino.
Alguns exemplos são: óleo mineral, vaselina líquida, docusato e dioctilsulfosuccinato de sódio. Os óleos vegetais de oliva, de milho, entre outros, também funcionam como laxante lubrificante.
3. Laxantes osmóticos:
Também chamados de laxantes salinos, eles agem no intestino com aumento da retenção osmótica de água, estimulando a secreção de fluido e de movimentos peristálticos.
O segredo para funcionarem por osmose são o sal e o açúcar em sua fórmula, que atraem água ao redor. Por isso, pessoas com doenças renais, hipertensão, diabetes ou insuficiência cardíaca são contraindicadas para consumir esse laxante.
4. Laxantes estimulantes:
Os laxantes estimulantes ou irritantes agem nas paredes do intestino grosso para estimular a contração e gerar a evacuação que, normalmente, é semissólida. Esse tipo de medicamento laxativo pode provocar cólicas abdominais.
Os laxantes estimulantes são muito utilizados para esvaziar o intestino antes de exames e cirurgias. Contraindicado para gestantes, eles têm efeito rápido e devem ser utilizados raramente.
Os laxantes não são proibidos, mas é crucial não abusar deles e sempre investigar a causa da constipação.
Portanto, se você estiver passando por algum desconforto intestinal, consulte uma médico para indicar a melhor forma de resolver o problema.







Comentários