top of page

Os alimentos podem curar a Doença de Crohn ou a Retocolite Ulcerativa?

  • admdrdanieldecasti
  • 7 de ago. de 2024
  • 2 min de leitura

Pacientes com Doenças Inflamatórias Intestinais - DII (Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa), necessitam adequar seus hábitos alimentares sem comprometer a qualidade de vida.

ree

Essa adequação propiciará a diminuição da ocorrência de sintomas e uma boa condição nutricional que será acompanhada de uma melhor resposta aos medicamentos. Alimentos inadequados causam

diarreia, dor abdominal, emagrecimento e interferem diretamente na má evolução destas doenças.


Os alimentos nos fornecem nutrientes, e esses nutrientes fornecem energia, ajudando nosso

corpo a realizar todas as nossas atividades.

Sua dieta pode variar, dependendo da atividade da Doença de Crohn ou Retocolite Ulcerativa.


Você pode se deparar com dietas que alegam curar a Doença de Crohn ou a Retocolite Ulcerativa porém não há evidências que confirmem este fato.


Certo mesmo é que uma dieta saudável e equilibrada fornecerá nutrientes importantes para ajudar você a ficar bem. Algumas pessoas percebem que fazer pequenas mudanças em sua dieta, com por exemplo, evitar comidas picantes, gordurosas e alimentos industrializados, ajudam na melhora de alguns sintomas.


Frutas e Vegetais

É recomendado consumir cinco porções diárias de frutas e legumes, frescos, congelados ou secos, por serem fontes de vitaminas, minerais e fibras. Pessoas com Doença de Crohn ou Retocolite Ulcerativa devem consultar um nutricionista sobre a ingestão de fibras, especialmente em casos de estenose.


Carboidratos

Devem compor cerca de 50% da dieta diária, fornecendo energia e nutrientes. Alimentos ricos em carboidratos incluem massas, pão, arroz e batatas.


Proteínas

Essenciais para crescimento e cicatrização, boas fontes são carne bovina magra, aves, peixes, feijões, ervilhas e lentilhas.


Óleos

Pequenas quantidades são necessárias, preferindo gorduras insaturadas de óleos vegetais como azeite de oliva, óleo de abacate e canola, que são mais saudáveis que as gorduras saturadas.


Laticínios

Principais fontes de cálcio, além de fornecer proteínas e vitaminas. Intolerantes à lactose devem buscar orientação nutricional para garantir ingestão adequada de cálcio e vitaminas.


Álcool

O consumo regular de grandes quantidades de Álcool pode aumentar a atividade da Retocolite Ulcerativa. Faltam estudos sobre os efeitos do álcool em pessoas com Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa, sendo recomendado consumo eventual.


Obs: Consulte sempre seu médico ou nutricionista antes de promover alterações em sua dieta.


Há momentos em que sua equipe ou nutricionista de DII podem aconselhá-lo a mudar sua dieta, por exemplo, após uma cirurgia ou se você tiver um estreitamento no intestino delgado, chamado estenose.


Algumas pessoas, como crianças ou pessoas com Doença de Crohn, podem se beneficiar de uma dieta líquida, chamada nutrição enteral exclusiva.


Fonte: GEDIIB - Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil






 
 
 

Comentários


bottom of page