top of page

"Dr. Tenho doença diverticular, preciso operar?”

  • admdrdanieldecasti
  • 22 de ago. de 2024
  • 1 min de leitura

Divertículos são pequenas saculações (pequenos sacos) que surgem na parede do intestino grosso podendo atingi-lo como um todo, principalmente o lado esquerdo em um segmento chamado sigmoide.

ree

Otratamento da diverticulite é baseado na utilização de antibióticos por via oral nos casos mais simples e por via venosa nos casos mais complicados, necessitando internação hospitalar. A grande maioria dos casos de diverticulite responde ao tratamento Clínico em torno de sete a dez dias.


E quando é preciso operar?

O tratamento cirúrgico é reservado para os casos mais graves que não melhoram com o tratamento clínico e evoluem com a formação de abscesso ou peritonite, necessitando de cirurgia de emergência. A maioria dos pacientes melhora com o tratamento clínico e evolui satisfatoriamente sem outras crises. Alguns evoluem com novas crises, podendo apresentar estenose ou fístula que necessitam de tratamento cirúrgico eletivo.


Nos pacientes operados de emergência eventualmente é necessária a confecção de uma colostomia que neste caso pode ser temporária, sendo revertida em alguns meses.


Além da diverticulite alguns pacientes podem apresentar hernorragia, que é menos frequente, mas pode ser grave dependendo do volume de sangue perdido. Nesses casos os pacientes apresentam saída de grande volume de sangue vivo pelo anus muitas vezes acompanhado de aceleração dos batimentos cardíacos, hipotensão, sudorese e desmaio e devem À receber atendimento médico imediato. Na maioria dos casos o sangramento para espontaneamente, sendo que algumas vezes o tratamento endoscópico através da colonoscopia pode ser utilizado com sucesso. O tratamento cirúrgico é necessário apenas quando o sangramento persiste apesar do tratamento clínico e endoscópico.


Fonte: Portal da Coloproctologia

 
 
 

Comentários


bottom of page