Colonoscopia preventiva: Quem deve fazer e com que frequência?
- admdrdanieldecasti
- 22 de out. de 2024
- 1 min de leitura
A colonoscopia é o exame padrão-ouro para a prevenção do câncer colorretal, uma das principais causas de morte por câncer em todo o mundo. Esse exame permite visualizar o interior do intestino grosso e remover pólipos antes que possam se transformar em câncer. Mas quem deve fazer esse exame e com que frequência?

Quem deve fazer?
Pessoas acima de 50 anos: A recomendação geral é que adultos comecem a fazer colonoscopias aos 50 anos, mesmo sem sintomas ou histórico familiar.
Histórico familiar: Quem tem parentes de primeiro grau com câncer colorretal ou pólipos adenomatosos deve iniciar a colonoscopia antes dos 50 anos, geralmente 10 anos antes da idade do diagnóstico do familiar.
Pacientes com doenças inflamatórias intestinais: Pessoas com colite ulcerativa ou Doença de Crohn têm maior risco e devem ser monitoradas mais de perto.
Síndromes genéticas: Pacientes com síndromes como polipose adenomatosa familiar (PAF) ou Síndrome de Lynch precisam de colonoscopias mais precoces e frequentes.
Histórico de pólipos: Quem já teve pólipos removidos também deve fazer o exame de forma regular, de acordo com a orientação médica.
Com que frequência fazer a colonoscopia?
Pacientes sem fatores de risco: Se o resultado da colonoscopia inicial for normal, o exame pode ser repetido a cada 10 anos.
Pacientes com fatores de risco: A frequência do exame varia de acordo com os achados anteriores, histórico familiar ou condições médicas, podendo ser a cada 3 a 5 anos.
Converse com seu médico sobre quando começar a sua colonoscopia preventiva e a frequência ideal para o seu caso.






Comentários